Os Efeitos do Medo no Nosso Organismo

01 novembro, 2016

Os Efeitos do Medo no Nosso Organismo


Meu objetivo é mostrar pra você as reações fisiológicas do medo, ou seja, o que acontece com o nosso organismo quando o sentimos.

Além de estimular o auto conhecimento sobre nossas sensações, as informações abaixo serão muito importantes para os próximos assuntos que trataremos por aqui.

Quando nos deparamos com algo assustador ou algum pensamento que nos amedronta, nosso corpo se prepara para tomar algum tipo de atitude.

Essa atitude pode ser correr (fugir da situação) ou ficar e se defender (luta).

Para fazer isso, o nosso organismo aumenta a produção de algumas substâncias químicas, como a adrenalina e o cortisol. Essas substâncias fazem o coração bater mais rápido para que o sangue possa ser bombeado pelo corpo e chegue até os músculos.

Por sua vez, os músculos precisam de oxigênio, e então começamos a respirar mais rápido para dar a eles o combustível  que necessitam.

Isso ajuda a ficarmos extremamente alerta e capazes de nos focar somente na ameaça.

O sangue se desvia das partes do corpo que não estão sendo usadas, como por exemplo o estômago  e vasos sanguíneos, e se concentra para a superfície do corpo.

Outras funções corporais se interrompem. Como não precisamos comer em momentos como esses,  você poderá notar a boca ficando seca e dificuldade para engolir.

O corpo agora está trabalhando muito. Ele começa a ficar quente. Para esfriar, ele começa a transpirar e empurra os vasos sanguíneos para a superfície do corpo, fazendo com que algumas pessoas fiquem ruborizadas.

Às vezes, o corpo pode receber oxigênio demais, se isso ocorrer você poderá desmaiar, sentir-se tonto, ou ainda como se tivesse com as pernas bambas ou moles.


Os músculos continuam a ser preparados para a ação (tensionados) por isso ficam rígidos e podem doer.
E então, quando você deixa de pensar ou sai da situação que lhe causa medo, seu organismo entende que a ameaça deixou de existir e volta ao seu ritmo normal. 

 

Nenhum comentário

Postar um comentário