Quando devo procurar um psicólogo?

01 novembro, 2016

Quando devo procurar um psicólogo?






Atualmente ainda existe muito preconceito em procurar ajuda psicológica, é muito comum ouvirmos "que psicólogo é coisa de doido" ou ainda " imagina, meu filho não precisa de terapia, a terapia dele sou eu ".


Porém, o atendimento psicológico se faz necessário quando não conseguimos lidar com determinadas situações, sejam elas cotidianas, novas ou até mesmo inesperadas. 

Toda vez que apresentamos algum prejuízo em qualquer uma delas é um sinal que algo não está bem, pois todos os seres humanos são capazes de passar por uma situação e depois de algum tempo superá-las, se isso não ocorre é recomendado a ajuda profissional.


O que é Terapia Cognitiva Comportamental?

Dentro da Psicologia existem várias linhas teóricas que se propõem a tratar as dificuldades apresentas pelo paciente, dentre elas encontramos a Psicanálise, a Gestalt, a Cognitiva Comportamental, entre outras.

A Cognitiva Comportamental é considerada uma terapia breve, com resultados rápidos, e que trata de problemas que estejam acontecendo atualmente, ela não irá resolver questões que aconteceram no passado, a menos que esse evento seja relevante para algo que incomode hoje.

Ela consiste basicamente na tríade "pensamentos, sentimentos e comportamentos", ou seja, um pensamento gera um sentimento e esse sentimento um comportamento. O prejuízo acontece quando os pensamentos são inadequados e acabam afetando todo o conjunto, conforme exemplo abaixo:






Nenhum comentário

Postar um comentário