Ansiedade tem Cura? Quando devo procurar ajuda?

01 novembro, 2016

Ansiedade tem Cura? Quando devo procurar ajuda?



Quando devemos procurar tratamento para a Ansiedade? Todos os casos necessitam de medicação?

Primeiro precisamos entender que a ansiedade é inata do ser humano, é uma emoção recorrente em resposta a algum perigo futuro, ou seja, ela aumenta nossa vigilância e nos prepara para enfrentar algum evento, portanto é uma emoção necessária para nossa sobrevivência.

A partir do momento que os sintomas ansiosos começam a interferir de forma negativa em seu dia a dia, lhe causam algum tipo de sofrimento, ou ainda, você deixa de fazer algo em virtude de coisas que poderão acontecer aí sim é hora de procurar ajuda. 

Alguns sintomas ansiosos: sudorese excessiva, tremores, palpitações, taquicardia, sensação de desmaio, entre outros.

Ao contrário do que se pensa, não são todos os casos que precisam ser medicados, lembrando que nós psicólogos não prescrevemos medicações, caso seja necessário encaminhamos ao psiquiatra que irá fazer uma avaliação e verificar se há ou não necessidade.


 Ansiedade tem cura ?

A palavra cura relacionada a Ansiedade acaba sendo muito subjetiva , pois como posso dizer que vou curar algo vital para o ser humano? 

Então, a palavra correta nesse caso seria controle . Sim, o excesso de ansiedade pode ser controlado através da psicoterapia e/ou medicação, porém é importante salientar que o sucesso do tratamento depende da boa adesão do paciente.



Nenhum comentário

Postar um comentário