Ansiedade x Comida: Um sentimento que pode te levar ao aumento de peso

28 novembro, 2016

Ansiedade x Comida: Um sentimento que pode te levar ao aumento de peso





Para falarmos sobre o aumento de peso causado pela ansiedade, primeiro precisamos entender a diferença entre fome e vontade de comer. Você sabia que são duas coisas completamente diferentes?

A fome é uma resposta do nosso organismo em frente a deficiência de nutrientes. Sabe quando o seu estômago ronca? Ou quando você sente aquele aperto? Essas são as sensações que interpretamos como fome e a partir daí, ingerimos alimentos a fim de suprir a necessidade do organismo. 

Já na vontade de comer, nada disso é sentido, muito pelo contrário. Sabe quando você tem aquela vontade súbita de comer um chocolate ou um bolo com cobertura extra? Então, essa é a vontade de comer. Geralmente ela é direcionada para alimentos calóricos, gordurosos ou com baixo valor nutricional, e por isso, ela pode se tornar uma grande vilã para a sua saúde.

Mas o que a ansiedade pode influenciar nisso?

Como já falamos anteriormente, a ansiedade é um conjunto de sensações, as quais, a longo prazo podem causar desconforto, a tendência do ser humano é sempre buscar o alívio do que o incomoda, e é justamente aí que mora o perigo. As pessoas ansiosas podem (não é uma regra) buscar esse alívio na ingestão de alimentos.

É extremamente comum, ouvirmos as seguintes frases:

" Ai estava tão ansiosa que comi todo o pudim."

" Preciso comer um docinho pra aliviar essa agonia que estou sentindo."

Buscar esse alívio de sentimentos na comida, é um comportamento aprendido lá atrás quando ainda éramos crianças, quem nunca ganhou uma comidinha especial porque estava triste?

Está errado?

Não! A luzinha amarela de atenção só acende perante o excesso e a frequência.

Atualmente você tem comido em excesso? Ao menor sinal de ansiedade você já recorre a um alimento? Esse fato é recorrente em seu dia a dia?

Caso tenha se identificado com as perguntas acima, talvez seja hora de parar um pouco, se perceber, verificar o que te leva a esse comportamento e então dar atenção ao que precisa ser cuidado.

Lembre-se sempre que, se privar de comer não é a melhor solução, é necessário identificar e cuidar do que te leva à comer.

Você já tem o livro digital que escrevi? Nele falo sobre a ansiedade e te ensino através de exercícios práticos a lidar com ela.

Caso queira receber gratuitamente, deixe seu e-mail nos comentários que te envio com o maior prazer.














Nenhum comentário

Postar um comentário