Respostas para as principais dúvidas sobre medicamentos para ansiedade

04 novembro, 2016

Respostas para as principais dúvidas sobre medicamentos para ansiedade







Não podemos negar que ainda existem muitas dúvidas em relação aos medicamentos psiquiátricos, geralmente encontramos muita resistência por parte de quem precisa ser medicado, e por isso, convidei o médico psiquiatra Bruno Trevisan, para esclarecer algumas das principais dúvidas.


1) Todas as pessoas que sofrem com o excesso de ansiedade precisam ser medicadas?

Resposta: Não. A primeira indicação de tratamento para os transtornos de ansiedade leves é psicoterapia com um profissional especializado, sendo que a terapia que mais tem evidências de eficácia até o momento é a TCC, e mudanças no estilo de vida para diminuir o nível de stress - praticar atividade física, melhorar a alimentação e o sono, ter momentos de descontração e lazer. 
A partir dos quadros moderados a graves, a melhor forma de tratamento é a associação entre a medicação e psicoterapia (tratamento combinado). 





2) É muito comum ouvir dizer que as medicações psiquiátricas causam dependência, esse fato é verdadeiro?


Resposta: Essa informação é muito perigosa. Vejam bem, a primeira coisa que precisamos deixar claro é o conceito de Dependência Química. A DQ é uma doença que ocorre quando o indivíduo faz uso de alguma substância (álcool, tabaco, drogas, cafeína em excesso) que faz mal para sua saúde e prejudica sua vida (interfere no trabalho, na escola, na família, nos relacionamentos) mas ainda assim ele não consegue parar, mesmo que muitas vezes queira! 
Já tratamento é outra coisa! Remédios psiquiátricos servem para tratar sintomas, sendo assim melhoram a qualidade de vida da pessoa. Mas muitas vezes ela vai precisar usar o remédio por um tempo prolongado mesmo, e se parar volta a ficar mal, mas não por que está viciada no remédio, e sim por que ainda não se curou de sua doença.

O grande problema nessa história é que, primeiro, muita gente toma remédio de forma errada, diferente do que o médico orientou. Isso atrapalha todo o tratamento e faz com que a pessoa não fique bem nunca. 

E segundo, muita gente toma remédio sem necessidade, sem estar realmente doente. Por isso é muito importante consultar um profissional competente que saiba diagnosticar e tratar os transtornos mentais corretamente.

3) Uma pessoa diagnosticada com algum transtorno de ansiedade precisará tomar medicação pelo resto da vida?

Resposta: O tempo de tratamento é muito individual e diferente de pessoa para pessoa, e também varia entre os diferentes transtornos de ansiedade. Na maioria dos casos a pessoa vai precisar tomar o remédio por um ou dois anos a partir do momento em que melhora dos sintomas - isso se chama tratamento de manutenção e serve para prevenir que a pessoa volte a ficar doente. Fazer o tratamento pelo tempo certo diminui muito as chances de a doença voltar. 
Mas existem casos em que a pessoa tomar o remédio por menos tempo (como em casos muito leves), ou por mais tempo (em casos graves e recorrentes). Isso é algo que precisa ser muito bem avaliado pelo médico e pelo paciente em conjunto.

Agradeço a disponibilidade e o excelente esclarecimento do Dr. Bruno Trevisan. Para conhecer o trabalho dele clique aqui.




Por fim, é muito importante que você confie no profissional que te atende, pois ele conhece as suas necessidades, jamais se automedique. Só aceite orientações de profissionais, pois o que foi bom para sua amiga, nem sempre poderá ser bom para você. 







Nenhum comentário

Postar um comentário